A vitória da Luz – 21 de dezembro

Solstício de Verão – 21 de dezembro
Este evento astronômico acontece no Hemisfério Sul (HS), quando o Sol atinge sua declinação máxima de 23,27 graus. A partir desta data o dia é mais longo que a noite.

Oliver Nagy fez um maravilhoso registro deste movimento do Sol no céu. Fixou uma câmera em um local único e registrou continuamente a trajetória do Sol como uma trilha incandescente através do céu. A imagem mostra o caminho de deslocamento do Sol entre os solstícios de junho a dezembro de 2014. As quebras e lacunas entre as linhas são causadas por nuvens. No Solstício de Inverno as linhas diminuem de altura, já no Solstício de Verão as linhas aumentam a altura da curva, isto é, o Sol está visível por um período maior no céu resultando em dias mais longos.

Desde os tempos antigos se diz que o Solstício de Verão é a vitória da Luz sobre a sombra e muitas festas sagradas eram feitas para comemorar este momento – as chamadas Festas Pagãs.

No período do Solstício acontecia a Saturnália,  do latim saturnale, indicando festas em honra ao Deus Saturno. Temos hoje na comemoração do Natal alguns resquícios da Saturnália, aonde também trocavam-se presentes.  O Pinheiro de Natal tem sua origem no paganismo, cujos povos reconheciam nas árvores forças poderosas: para os druidas o carvalho era sagrado, para os egípcios era a palmera. Já em Roma a árvore Abeto era decorado com cerejas negras durante a Saturnália.

Os pagãos tinham grande ligação com esta data, considerada sagrada, e construíram monumentos que demarcam este evento astronômico com precisão.  Em Stonehenge vê-se o pôr do sol do Solstício de Inverno e o nascer do sol do Solstício de Verão. Na Europa antiga, antes do Cristianismo se estabelecer, muitas pessoas viajavam para se reunir neste local e participar da Saturnália.

Saturno, cujas festas pagãs honravam, é o último planeta visível a olho nu já trazendo a noção de que há limites e que estes são de tal importância que devem ser honrados, comemorados, ritualizados. Saturno é o planeta regente de Capricórnio, signo que iremos estudar nos próximos dias. Salve Saturno!

 

Compartilhe:
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar ao Topo