A Astrologia é viva! Tem como uma de suas ferramentas sua riquíssima linguagem simbólica. Um símbolo é a expressão de um conjunto de idéias, contexto, sintetiza uma realidade em algo abstrato (signo).
Por ser a Astrologia viva encontramos muitas vezes sua simbologia expressa de forma não intencional, principalmente nas artes em geral. Como na letra da música de Caetano Veloso “Alegria. Alegria.” que descreve a dimensão do signo de Sagitário, cuja força de mover montanhas está justamente em seu natural entusiasmo e em sua alegria espontânea.
Alegria. Alegria (Caetano Veloso)
Caminhando contra o vento
sem lenço, sem documento
no sol de quase dezembro
eu vou
Sagitário é um símbolo de liberdade, nos diz que há no coração a força para conquistas e para vencer obstáculos (caminhando contra o vento). Nos ensina que a identidade vem pelo coração e não por identificações externas ou status social (sem lenço, sem documento). Este signo tem início em 22 de novembro (no Sol de quase dezembro). É um signo de movimento, de ação espontânea (Eu vou)
o sol se reparte em crimes,
espaçonaves, guerrilhas
em cardinales bonitas
eu vou
Sagitário revela que fazemos parte de uma sociedade e tudo que ocorre nela também nos afeta (o sol se reparte em crimes, espaçonaves, guerrilhas), por isso devemos desenvolver um profundo senso de justiça para agirmos diante de uma situação injusta, lutando para que todos tenham seus direitos respeitados. (em cardinales bonitas. Eu vou)
em caras de presidentes
em grandes beijos de amor
em dentes, pernas, bandeiras
bomba e Brigitte Bardot
o sol nas bancas de revista
me enche de alegria e preguiça
quem lê tanta notícia
eu vou
Sagitário é a dimensão da vida exuberante, cheia de energia, entusiasmo, nos fala da Vida com todas as suas nuanças e possibilidades. Devido a esta força expansiva e entusiasmo para viver aventuras o máximo é o mínimo possível (em caras de presidentes, em grandes beijos de amor, em dentes, pernas, bandeiras, bomba e brigitte Bardot). É um símbolo de expansão e desenvolvimento, revela que o verdadeiro conhecimento é proveniente das vivências, não do que é adquirido pelos livros ou intelectualidade. (o sol nas bancas de revista, me enche de alegria e preguiça, quem lê tanta notícia). É preciso sempre mover-se para continuar aprendendo para adquirir sabedoria (Eu vou).
por entre fotos e nomes
os olhos cheios de cores
o peito cheio de amores vãos
eu vou, por que não, por que não.
Este signo nos fala do Ideal, da Ética, da Moral. Nos fala da importância em lutar pelo que se acredita (por entre fotos e nomes). Fazer da Vida que se vive a própria bandeira, onde os princípios morais são atitudes e não conceitos. Saber manter o coração pleno de entusiasmo pela Vida, enxergar na vida a beleza e o colorido pelo qual vale a pena lutar (os olhos cheios de cores, o peito cheio de amores vãos). Jamais desistir dos princípios que regem a vida – como a Verdade – mesmo sendo combatido (eu vou, por que não, por que não)
ela pensa em casamento
e eu nunca mais fui à escola
sem lenço, sem documento,
eu vou
A força de Sagitário vem pelo coração e por isso nos revela que as belezas da Vida são, também, de natureza amorosa. (ela pensa em casamento). Porém, os Ideais quando distanciados da prática pode tornar o Homem um sonhador (e eu nunca mais fui à escola), na conquista da liberdade (sem lenço, sem documento, eu vou).
eu tomo uma coca-cola
ela pensa em casamento
e uma canção me consola
eu vou
por entre fotos e nomes
sem livros e sem fuzil
sem fome, sem telefone
no coração do Brasil.
Quem tem o signo de Sagitário proeminente é um conquistador nato e sente-se preso quando lhe é imposto regras ou convenções (eu tomo uma coca-cola, ela pensa em casamento e uma canção me consola, eu vou). Necessita viver muitas aventuras e circular em muitas lugares para chegar a conquistar o que quer de verdade (por entre fotos e nomes, sem livros e sem fuzil, sem fome sem telefone no coração do Brasil)
ela nem sabe até pensei
em cantar na televisão
o sol é tão bonito
eu vou
sem lenço, sem documento
nada no bolso ou nas mãos
eu quero seguir vivendo, amor
eu vou
por que não, por que não
Sempre tem uma intenção maior que o move em direção a algo grande, que tenha bastante visibilidade (ela nem sabe até pensei em cantar na televisão) A exuberância da Vida é um estímulo constate para a busca do seu desenvolvimento e ele não necessita nada além de agir (o sol é tão bonito, eu vou sem lenço, sem documento, nada no bolso ou nas mãos). Os momentos difíceis são vistos como estímulos. Pessoas de Sagitário amam a Vida pelo que ela é! (eu quero seguir vivendo, amor, eu vou, por que não, por que não)
Muito lindo esse texto ,só pra lembrar sou sagitariana.
Oi Ivanilde, eu adoro o entusiasmo dos Sagitarianos. Esbanjam alegria de viver! Que bom que vc se identificou com o texto. Um abraço
Ola Cristine, amei o texto, amo esta musica de Caetano, é a minha preferida, um caloroso abraço!
Oi Maura, também é uma das minhas preferidas. Grata pelo comentário.
Lindoooo. Ameiiiiiii Essa é a minha música de minha adolescência e a sigo até hoje. Amei seu texto. Foi o meu presente de aniversário. Merci.
Oi Martha Helena, tua alegria me contagiou! Grata!
Eu amo um Sagitariano e amo essa música! Nunca tinha associado ela ao signo, mas impressionantemente, ela descreve o meu marido exatamente como ele é! Chocada!!
Adorei!!!
Sou sagitariana e que belo texto! Sou um pouco do que falou. Gosto dá verdade, sou transparente, gosto dá alegria, dá justiça, do amor com muita intensidade
Oi Eliana, grata pelo comentário sagitariano, sempre verdadeiros!
Eu amo ser de sagitário.As lagrimas caem,eu até ajoelho para tentar convencer alguém a não pregar mentira e ser injusto,mas essas coisas para mim são desafio,porque sei rir com nó na garganta e lágrimas nos olhos.”Parafraseando, “Sou forte e minha fé me faz uma mulher de aço”.Obrigada pelo presente do lindo e verdadeiro texto.
Adorei seu comentário, senti nele o verdadeiro espirito sagitariano…. desculpe a demora na resposta, mas entramos de férias coletivas e só agora estou conseguindo normlizar a correspondência. Um abraço. Cristine
A minha cara. Adorei!!!
Oi Leandra, que bom! Grata pelo comentário. Abs