A Vida vem em ondas, como o mar!

A Astrologia é uma ciência que descreve a dinâmica da Vida, seus ciclos. Na estrutura desta Ciência Holística está contido os 7 Princípios Herméticos ou 7 Leis Universais.

Um destes Princípios é o Lei do Rítmo que diz “Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o rítmo é a compensação.”

Sim, a Vida é movimento constante gerada no tempo de uma respiração: expansão seguindo de retração, para gerar uma nova expansão, uma nova onda. Há ondas no mar, no ar, no astral! Aprender a viver é aprender a sintonizar com o “tempo da onda” para agir de acordo com a Força Maior do Todo. É semelhante a aprender a “pegar jacaré” nas ondas do mar. É preciso entrar na onda no momento certo para deslizar na água do mar tendo o prazer e a alegria de sentir a força da maré deslocando nosso corpo.

Para identificar este “tempo da onda” devemos observar com atenção: o tempo é de retração ou expansão? Pela Astrologia é possível identificá-los observando os movimentos planetários segundo sua aparente trajetória no céu: Movimento Retrógrado (tempo de retração – quando o planeta está aparentemente em direção contrária aos demais planetas) e Movimento Direto (tempo de expansão – quando ele encontra-se na mesma direção dos demais)

Entretanto, como diz a Lei do Rítmo – “o rítmo é a compensação”!  Assim, esta Lei nos orienta que se em um período de retração nós fizermos os ajustes adequados (solicitados conforme a situação pede) teremos a compensação deste movimento em uma expansão correspondente ao esforço feito no período em que o Planeta entra em Movimento Direto. Mas, se no período de retração nada for feito, ficarmos paralisados pelas adversidades que nos apontam aonde devemos agir, não obteremos o ganho em potencial que existe no período de expansão.

Não vale a pena fazer a nossa parte? Devemos sempre lembrar que podemos ser Um com o Todo, desde que saibamos como nos integrar. Para isso precisamos usar como principais ferramentas no período de “retração” a paciência, o cuidado, a atenção, a cautela, buscar o domínio das emoções e corrigir com humildade o que for preciso. Um exemplo do tipo de esforço que deve ser feito quando o fluxo é de retração: corrigir o ph da terra em que lançamos sementes porque percebemos que as plantas estão frágeis, retardamos a colheita para fazer um trabalho a mais ajustando adubo e suplementos.

Atualmente 4 Planetas Pessoais encontram-se em Movimento Retrógrado sinalizando um tempo de retração (veja tabela abaixo).

O último a entrar neste movimento de refluxo é Mercúrio cujo Princípio Arquetípico é o da comunicação; rege o comércio, negociações, acordos e contratos. Como Mercúrio também rege as mãos, quando retrógrado devem-se evitar atividades que dependem desta habilidade, como cirurgias.

Marte é um Princípio de afirmação, força para afirmar a própria identidade; rege as Forças Armadas, competições, empreendimentos, conquistas individuais.

Júpiter é um Princípio da cooperação em prol da expansão; rege instituições sejam de ordem judiciária, governamental, religiosa, educativa, empreendimentos corporativos.

Saturno é um Princípio da ordem e restrição; rege o serviço público, prisões, mineração, petróleo, limites e fronteiras nacionais.

Na Tabela temos os 4 Planetas Pessoais e os períodos neste ano de 2016 dos Movimentos Retrógrado e Direto. Para usar a tabela de forma proveitosa observe em seu Mapa Natal em que casa se encontra o Planeta. Examine com atenção esta área em sua vida segundo o Princípio do Planeta correspondente para compreender quais ajustes devem ser feitos nos períodos em que ele se encontra Retrógrado e a data em que entra no Movimento Direto, quando surge o momento do resultados das ações tomadas no período de retração.

Desenvolva este trabalho de maneira dedicada e esforçada. Boa colheita!

Tabela do Movimento de Retrogradação dos Planetas Pessoais em 2016

Movimento Mercúrio Marte Júpiter Saturno Ações apropriadas segundo o Princípio do Planeta
Retrógrado

(refluxo)

29 de abril 18 de abril 1 de abril 1 de abril Recolhimento, reavaliação, retração, correção, ajustes, redefinição de metas.
Direto

(Fluxo)

23 de maio 30 de junho 10 de maio 14 de agosto Definição, ação, expansão.
Retrógrado

(refluxo)

31 de agosto Recolhimento, reavaliação, retração, correção, ajustes, redefinição de metas
Direto

(Fluxo)

23 de setembro Definição, ação, expansão.
Retrógrado

(refluxo)

20 de dezembro Recolhimento, reavaliação, retração, correção, ajustes, redefinição de metas
Direto

(Fluxo)

09 janeiro 2017 Definição, ação, expansão.

 

Compartilhe:
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar ao Topo