Use a força da Lua para escrever um diário que favorece o autoconhecimento.
O acompanhamento do ciclo da Lua é uma importante ferramenta e uma forma natural de conhecer a si mesmo tendo como único intermediário a força do luar. A observação do ciclo da Lua e sua posição nos signos favorecem o autoconhecimento através da observação do nosso estado psíquico e reações emocionais diante dos acontecimentos do dia-a-dia. Através das fases da Lua podemos observar como projetamos nossa energia em nossa atividades e também acompanhar como elas estão se desenvolvendo. Este é um conhecimento astrológico antigo e uma demonstração de como a Astrologia faz parte de nosso cotidiano, embora muitos não tenham conhecimento disto. este é um dos motivos pelo qual a Astrologia é um conhecimento que não perde sua força, pois a Astrologia é Viva (Viva Astrologia!)
A Lua tem um grande efeito sobre as pessoas, assim como tem com as marés, as plantas e sobre a vida biológica em geral. A Lua regula o ritmo de crescimento da natureza e também descreve o estágio em que se encontram nossos projetos individuais. A posição da Lua no zodíaco e suas fases revelam o astral sob o qual o inconsciente coletivo está vibrando e o estado psíquico em que cada um de nós se encontra frequentemente é um reflexo desta vibração. A Astrologia se serve do estudo das fases da Lua e de outros pontos específicos para determinar datas importantes como eventos e cirurgias; denomina-se esta análise específica como Astrologia Eletiva.
Para utilizar o ciclo da Lua para autoconhecimento, deve-se manter um diário durante três meses, no mínimo. Para servir-se desta preciosa ferramenta preste atenção nas fases da Lua e sua posição no zodíaco. Em seu diário anote observações diárias do seu estado emocional, sua variação de humor, ânimo, sentimentos presentes que interferiram ou auxiliaram o andamento do dia. Também anote como o ambiente próximo se encontra, o “astral” do dia. A chave para o autoconhecimento é a observação de si e do ambiente próximo.
Comece com a Lua nova e escreva como você se sentiu e como lidou com as suas tarefas nesse dia. Continue descrevendo seu cotidiano na Lua crescente, depois na Lua cheia, depois na Lua minguante. Com a sequência dos meses você vai reconhecer um ritmo e descobrir que seus humores se movem de acordo como ritmo da Lua. este diário pode tornar-se um guia pessoal depois que você tiver mapeado seu próprio ritmo com precisão. Através dele você vem a conhecer sua predisposição emocional e pode preparar-se com uma maior consciência de si para os acontecimentos do dia-a-dia. Com este mapeamento você pode, inclusive, evitar marcar decisões importantes nos períodos em que há uma tendência a você estar mais instável.
Fases da Lua e o fluxo de energia: Agora vamos ao estudo de como a energia flui em cada fase da Lua e que atividade estarão em harmonia com a força da Lua e são indicadas para cada período. O ciclo das fases tem duração de 29 dias e meio, de uma Lua Nova a outra. cada fase tem duração de 7 dias. Nos períodos de Lua Nova e Cheia há uma potencialização das emoções e uma tendência natural a um aumento de tensão nos ambientes, tanto familiares quanto profissionais. São momentos em que devemos ter uma maior atenção e cuidado com nossos impulsos e reações emocionais, pois tendemos a amplificar sentimentos e super-dimensionar os problemas.
Nestas duas Luas temos a culminação do ciclo (ascendente e descendente) e o fluxo de energia se encontra polarizado. Na Lua cheia a direção de energia é mais extrovertida e amante da diversão, por isto a Lua Cheia é indicada para celebração de eventos onde se espera estar presente um grande número de pessoas. Já na Lua Nova a energia é mais reservada e introspectiva, amante da reflexão, por isso é usada para meditar a respeito do início ou da retomada dos projetos. Nos períodos da Lua minguante e Lua crescente as qualidades racionais estão potencializadas e é quando a inteligência está mais clara. São momentos em que devemos resolver questões práticas e negociações que exigem distanciamento emocional, um bom período para desenvolver tarefas do cotidiano ou negociações que exijam planejamento e ação prática que promovam o desenvolvimento.
Acompanhando seus projetos com a força do luar: com o conhecimento do fluxo de energia regido pela Lua você já tem condições de acompanhar o desenvolvimento dos seus projetos. Dê inicio a novas atividades na Lua Nova, nesta fase você também pode corrigir a rota de um projeto já em andamento cujos resultados não estão a contento. na Lua Crescente tome as ações necessárias para que o planejamento avance em realizações concretas. Na Lua Cheia observe os resultados alcançados. Na Lua Minguante tenha uma visão crítica do que deve ser aperfeiçoado e finalize ações pendentes. Chegamos novamente a Lua Nova e o ciclo se reinicia. lembre-se sempre que a observação de si e do ambiente é uma ação constante e continua em todas as fases da Lua!
Esta é a Lua da magia, quando ela não aparece no céu. É um momento de renovação, é o início de um novo ciclo. O que iniciamos nesta fase tem mais condições de se realizar. Esta é uma fase da Lua em que se deve aproveitar para:
- Iniciar o negócio que você quer que fique em segredo.
- Quando estiver nos signos de A, D, G, J, começar tarefas que você quer terminar logo.
- Quando estiver nos signos de B, E, H, K, começar as coisas que você quer que durem muito.
- Evitar diagnósticos ou exames de saúde.
- Mudar a tática para corrigir a rota de projeto que estão com complicações.
Aproveite esta fase para:
- Divulgar seus trabalhos e investir em publicidade.
- Fazer exposições
- Abandonar hábitos indesejáveis mudando seu jeito de falar, agir e sentir.
- Para cuidar dos cabelos cortando-os nesta fase para crescer rapidamente, também para recuperá-los de tratamento químico.
- Para gravidez e tratamento de fertilidade.
- Dar início a dietas para ganhar pso.
- Quando estiver nos signos de A, E, I, capinar seu jardim, pulverizá-lo e combater plantas nocivas.
- Colher ervas medicinais.
- Fazer transplantes em plantas.
Esta é a Lua que encanta os poetas e os namorados. Eles sentem a força da plenitude que paira no ar, emanada pela Lua Cheia. Esta é uma fase da Lua em que se deve aproveitar para:
- Comunicar tudo aquilo que você quer que seja muito comentado.
- Empreender negócios que você quer que se tornem públicos.
- Concluir negociações.
- Hidratar sua pele.
- Evitar cirurgias.
- Colher plantas curativas e frutos suculentos.
- Plantar vegetais que dão frutos abaixo da terra.
- Cortar árvores.
- Pescar.
- Quando estiver nos signos de A, E, F, I, L começar seu regime para emagrecer.
Aproveite esta fase para:
- iniciar o tratamento de moléstia que você quer debelar.
- fazer dieta de líquidos e sauna para desintoxicar-se.
- depilar-se.
- terminar trabalhos inacabados.
- revisar trabalhos inacabados ou trabalhos em andamento.não fazer entrevistas para arrumar emprego.para se desligar de tarefas ou relacionamentos desgastados.
- para pedir empréstimos ou negociações financeiras.
- iniciar tratamento dentário.
- aparar a grama.
- adubar sua horta, jardim ou pomar com fertilizantes orgânicos.
- colher raízes e frutas.