Florais

Sobre os Florais

1) Em linhas gerais, o que são florais e como podem nos beneficiar? Por que as flores foram escolhidas para curar?

Os Florais são remédios que tem o poder de reorientar nossa energia harmonizando o plano mental, emocional e etéreo. Elevam nossa vibração pessoal fazendo com que sintonizemos com o lado positivo da vida, onde a saúde, a beleza e a vitória estão sempre presentes. Esta força positiva mora dentro de nós todo o tempo (como também a força negativa) e o nosso estado mental é que vai determinar em qual das duas nos ligamos no dia-a-dia.As flores são os canais de revitalização da vida na planta. É na flor que a planta expressa sua força, pois ela irá evoluir para o fruto que guarda a semente, e esta tem o poder de guardar as informações genéticas e reproduzir todo o potencial da planta. A flor é um momento de plenitude da vida, é o canal de expansão desta força misteriosa. Flor é vida, e a vida gera vida. Por isso foram escolhidas. Há um antigo hábito de ao visitar um enfermo levar flores. Esta força das flores já está no inconsciente das pessoas, pois elas trazem ânimo, alegria, resgatam o reconhecimento da beleza da vida.

2) Quando a terapia floral é indicada e que males pode tratar?

O Dr. Bach desenvolveu os florais para, principalmente, prevenir doenças. O livro “Os remédios florais do Dr. Bach”, tem o subtítulo “Cura-te a ti mesmo”. É o único livro que ele publicou referente aos florais. Nele ele afirma que as doenças são antecedidas por estados mentais que favorecem o desequilíbrio da saúde. Então a terapia floral é bastante abrangente, pois trata a causa da doença e não os sintomas que se apresentam.

3) Os florais tratam apenas o espiritual ou também o físico?

Os florais atuam no estado mental, elevam a vibração da mente e com isto elevam o astral da pessoa gerando o bem estar físico. A mente é a parte mais delicada e sensível do corpo, é onde se apresenta os primeiros traços do desequilíbrio que irá gerar a doença.

4) Quantas essências existem? Como é feita a indicação das essências? O que é levado em consideração em cada pessoa?

No sistema Bach são 38 essências, agrupadas em 7 estados mentais que são: medo, indecisão, falta de interesse pelas circunstâncias atuais, solidão, sensibilidade excessiva a influências e opiniões, desalento ou desespero, excessiva preocupação com o bem estar dos outros.

Atualmente existem algumas formas de indicar as essências. O que há de comum em todas é a busca pela identificação do estado mental em que a pessoa se encontra. Eu, como sou astróloga, uso a Mapa Natal e os trânsitos para identificar quais florais podem auxiliar a pessoa naquele momento.

5) As essências são misturadas ou devemos tomar uma única essência de cada vez?

As essências podem ser unidas em uma fórmula. Quanto menor o número de essências, mais preciso é o resultado. Dr. Bach indicava até o número de 8 essências numa mesma fórmula.

6) Uma pessoa deve tomar o mesmo floral a vida inteira? Ou as essências vão mudando? O que dita essa mudança?

Dr. Bach estruturou a terapia floral agrupando as essências em “7 estados”. O que sugere que a Terapia Floral trata de um momento, um estágio em que a pessoa se encontra. Os florais trazem o apoio necessário, facilitam a pessoa a subir um degrau na escada de seu aprendizado. Porém vencida aquela dificuldade a pessoa entre em outro momento (outro estado), novas necessidades se apresentam e uma nova fórmula torna-se necessária. Nesta nova fórmula algumas essências podem ser mantidas, quando estão associadas a processos estruturais muito profundos.

7) As essências devem ser sempre ingeridas via oral?

Esta é a indicação do Dr. Bach, mas ele também diz que essência Rescue Remedy pode ser friccionada na têmpora, ao redor dos lábios e pulsos quando num caso de emergência. Atualmente encontram-se florais sendo administrados via cremes e sprays.

8) Qual é a ligação entre os florais e a astrologia? Como um interfere no outro? Como se dá essa ligação?

A ligação entre Florais e Astrologia é que ambos auxiliam a pessoa no seu caminho evolutivo. Através da astrologia é possível identificar o “estado” em que a pessoa se encontra. A Astrologia revela como ela vê a vida (Dr. Bach diz: “não nos fixemos na enfermidade, pensemos apenas em como o paciente vê a vida”), e como o movimento dinâmico da vida a está despertando para suas questões estruturais fazendo com que ela adquira uma maior consciência de si mesma. O Floral é um canal pelo qual a pessoa sintoniza com o potencial que traz dentro de si, traz luz á consciência fazendo com que ela enxergue suas virtudes e possa trabalhar com elas vencendo as dificuldades. O que eu gosto especialmente nos Florais é a forma gentil com que ele auxilia a pessoa, trazendo a ela condições de se superar.

9) Existe um floral ou mais florais ideais para cada signo do zodíaco? Se sim, poderia explicar o porquê e dar exemplos?

Os signos são padrões vibratórios. Podemos dizer que há 12 padrões que revelam em seu conjunto uma unidade – a vida.

Inicialmente Dr. Bach divulgou 12 remédios originais. Após a sua morte outras pessoas associaram estes 12 remédios aos 12 signos. Existe uma analogia pelo padrão simbólico que pode ser feita, principalmente no nível de estudo, para buscar compreender a qual dimensão determinada essência está associada. Entretanto, isto não se traduz na prática clínica de forma direta – quem é de Áries deve beber tal floral, de leão tal floral, etc… Isto ocorre porque o Mapa Natal (ou Astral) é composto pelos 12 signos. Todos nós trazemos dentro de nós a Unidade. Todos nós possuímos estes 12 padrões vibratórios, mas em graduações diferenciadas conforme o posicionamento dos planetas nos signos e outros pontos do mapa.

10) Os florais podem atrair energias positivas para relacionamentos amorosos, etc? Existe, por exemplo, um floral do amor?

O trabalho da Terapia Floral é elevar a vibração. Na medida em que isto ocorre a pessoa entra em uma sintonia com a harmonia, a beleza e fica mais receptiva ao amor. Então se pode dizer que a Terapia Floral nos prepara para o Amor. Segundo Dr. Bach “o homem tem de se unir ao infinito plano de Amor do seu Criador”.

Existe florais que fazem a pessoa se abrir para ter mais facilidade para receber o amor, tratando deste estado de forma direta como o Holly, o Chicory. Muitas questões de relacionamento se dão porque a pessoa está fechada para o outro e chama de amor o preenchimento de uma carência. Amor é libertação, é alegria, é força, é vida, é poder ser aquilo que se é sem medo de sofrer uma rejeição.

11) Quanto tempo dura a terapia floral?

Cada fórmula deve ser usada no período de 3 meses de forma ininterrupta.

Compartilhe:
Share