As Mensagens dos Signos

ÁRIES - a mensagem da CORAGEM

Áries, o primeiro signo do Zodíaco, é pura energia. Ele expressa de forma exuberante a força do coração, transbordando de alegria e entusiasmo. Áries é pura Vida! É o riso cristalino da criança, espontâneo e contagiante. É a esperança que invade o coração no raiar do Sol de um novo dia. Nos ensina que a Vida é uma totalidade de possibilidades geradas a cada segundo. Em Áries surge a ação imediata, pela percepção que a qualquer momento tudo pode acontecer. Seu tempo é o “Agora” e ele conjuga o verbo no presente. Traz a mensagem que “viver é um ato de coragem” para decidir, diante do desconhecido, o próprio caminho. Neste estágio do Zodíaco aprendemos que devemos lutar para obter o nosso lugar ao Sol. Uma conquista que só pode ser feita pelas próprias ações, descobrindo a cada instante a beleza de “Ser o que se é.”  Áries é revelar a si mesmo, de coração aberto. É um signo qualificado com a coragem, a ação, a ousadia; para usar estas qualidades e vencer o medo, a apatia, a insegurança. Na imagem a paisagem é árida, tudo está por ser feito! Vemos Marte, o Deus da Guerra, e também o carneiro, símbolo de Áries. Ambos no movimento ariano: um bom ataque é a melhor defesa! Representam a disposição para avançar e jamais desistir do querer; manter viva a criança cheia de vida que habita o coração, pois é ela que renova nosso ânimo com a alegria simples de acreditar no Herói que há em nós.

Bola de Meia, Bola de Gude (14 Bis)

Há um menino, há um moleque
morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
ele vem pra me dar a mão.

Há um passado no meu presente
O sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
o menino me dá a mão.

E me fala de coisas bonitas que eu
acredito que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
caráter, bondade, alegria e amor,

pois não posso, não devo e não quero viver
como toda essa gente insiste em viver.
E não posso aceitar sossegado
qualquer sacanagem isso é coisa normal.

Bola de meia, bola de gude
O solidário não é solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão.

TOURO - a mensagem da FORÇA do AMOR

Touro, o segundo signo,  é o poder da construção pela força do amor. Por isso tem a regência de Vênus, Deusa da beleza e do amor. Touro vem nos falar da vida sob a tônica venusiana: exuberante, próspera, abundante, permanente, plena de vigor e beleza cuja força se espelha nos ciclos da natureza. Neste estágio do Zodíaco aprendemos a ser receptivos a esta energia fecunda da vida. Trazemos conosco a semente do Amor porém, necessitamos desenvolver nossa capacidade para permitir que ela brote e possa se transformar em uma árvore frondosa, que a muitos abriga e alimenta. É um signo qualificado com a persistência, a paciência, a calma e a docilidade. Qualidades necessárias para cultivar e zelar pelo Amor em tudo o que fazemos, trazendo em nossos atos a semente da fecundidade cujo fruto é a prosperidade. É um signo de força, pois necessitamos dela para firmar valores positivos e vencer o mal:  a cobiça, a inveja, o ciúme. Só o Amor constrói alicerces firmes para termos uma estrutura capaz de suportar as adversidades, degraus próprios da caminhada evolutiva. Na imagem a jovem está sentada no dorso do Touro, uma belo animal. Ele a sustenta! São nossos valores que nos sustentam; quando temos valores firmes não entramos em conflito gratuitamente e o nosso “Herói ariano” pode repousar tranquilo, como na figura. A força do Amor verdeja a campina, podemos dormir em paz!

Qualquer dia (Denise Emmer)

Quando o Sol de novo
Vir nascendo lentamente
Descendo entre as colinas
Igual a uma semente
Fruto doce da manhã
Transformando em dia
Esse fim da noite quieta,
calma e um pouco fria.
Enquanto o Sol correr
De um a outro horizonte
Enriquecendo a Terra
Dissolvendo a água pra fonte
Que foi nuvem, chuva, céu
Rio, correnteza
Adubando o chão,
Brotando a vida, a natureza.

Quando o Sol nascer
Que acordem homens melhorados
Sem ter cobiça, preconceitos ou pecados
Pra hora que o Sol se pôr
Dormirem em paz
Sabendo que o dia não foi
Só um dia a mais.

CÂNCER - a mensagem da FORÇA DA MEMÓRIA

Câncer, o quarto signo, vem nos falar do poder da memória; guardiã de um valioso tesouro: nossa evolução pessoal. É regido pela Lua, cuja trajetória cíclica tem fases de 7 dias. A Lua espelha no céu a trajetória humana, ensinando que o fim contém o começo e vice-versa. Neste estágio do Zodíaco aprendemos que a Origem está sempre viva. Embora  modifiquemos nossa história nos construindo na sequência cíclica dos dias e noites, nossa origem pulsa a todo instante no nosso íntimo, no reino dos sentimentos. Reino em cuja profundeza abissal há monstros e também preciosos tesouros. Misterioso e imenso como o céu que abarca a terra, o mar e as estrelas. Câncer é qualificado com a intuição, a sensibilidade, a tenacidade e a dedicação aos assuntos do coração. Qualidades que possibilitam a construção de um núcleo onde a origem é preservada e protegida: a família. Estas qualidades nos permitem transitar sem nos perder entre “terra e mar” tecendo os fios invisíveis que unem o Ser à Essência, o homem à mulher, a mãe ao filho, o Amor Divino à Humanidade. É representado pelo caranguejo, habitante de áreas litorâneas de equilíbrio ambiental delicado, cujo corpo frágil é protegido por uma carapaça. Câncer nos fala que para evoluir é preciso transitar entre dois mundos. Traz vivo o passado que vivemos para lembrar quem somos: seres espirituais evoluindo através de experiências humanas.

Poema

Cazuza

Eu hoje tive um pesadelo
E acordei atento, a tempo.
Eu acordei com medo e procurei no escuro
Alguém com o seu carinho.
E lembrei de um tempo porque
O passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança
E o medo era motivo de choro,
Desculpa pra um abraço ou um consolo.

Hoje eu acordei com medo,
Mas não chorei, nem reclamei abrigo
Do escuro eu via o infinito
Sem presente, passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim,
Que não tem fim.

De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua que vai ficando
No caminho que é escuro e frio,
Mas também bonito porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu
Há minutos atrás.

LIBRA - a mensagem do EQUILÍBRIO

A letra desta música traduz bem a vibração do signo de Libra. O amor é a maior força de equilíbrio que existe, por isto Libra é regido pelo planeta do Amor – Vênus. O amor surge onde está presente a receptividade e a entrega. O equilíbrio entre estes dois pólos gera harmonia, beleza, gentileza, respeito a tudo que está em volta. Libra nos diz que o amor nos leva a vencer fronteiras; pela soma das diferenças nos tornamos maiores do que somos. Por isto, este é o signo que fala do relacionamento. Seu símbolo é a balança; encontrar o peso justo. Aprender a pesar, graduar até chegar ao  equilíbrio entre as partes, ao fiel da balança. Ser fiel a si, para reconhecer que a vida reflete nosso próprio coração em todos os encontros. A gravura destaca este equilíbrio dinâmico para “alcançar o infinito” como diz a poesia; representado pelo Sol e a Lua, que em sua dança cósmica geram a beleza da vida em sua diversidade de formas e cores, cujo equilíbrio está em seu permanente movimento.

Ciclo – Jorge Vercilo

Eu não sei o que me domina
E mesmo assim,
Não penso em me livrar
Num fascínio de alma gêmea
Você em mim constrói o seu lugar.

O amor se fez… me levando além,
Onde ninguém mais,
Criou raiz, ancorou de vez,
Fez de mim seu cais,
Lendo a rota das estrelas

Nesse abraço se fez um ciclo
Que não tem fim e é todo o meu viver
É como alcançar o infinito
Reflete em mim e volta pra você.

O amor surgiu, com um em mil
Por você eu vim
E assim será a me conduzir,
Sem mandar em mim.
Como o vento e o barco a vela,
Que nos leva sem fim.

ESCORPIÃO - a mensagem da ALQUIMIA

Esta poesia de Raul Seixas traduz a mensagem de Escorpião. Este signo nos fala do mistério da Vida e da Morte – dois pólos inseparáveis. É regido por Plutão, o mais pequeno e distante planeta do sistema solar. Assim como a semente do fruto que, pequenina, traz em si o segredo de uma nova vida, Escorpião vem nos falar que há um Poder que habita o nosso íntimo. Porém, o fruto precisa apodrecer para liberar sua nova forma contida na semente gerada em seu interior. Por isto ele é o signo que traz a elevação pela mudança na forma – a transformação:
reconhecer seus defeitos para cultivar a virtude, caminhar na sombra para enxergar a luz, dominar sua natureza inferior e fortalecer a superior. Trilhar o caminho da consciência, a essência da Alquimia. Para isto é preciso manusear o chumbo para trans-formar em ouro. Para obter esta purificação, antes devemos vencer uma batalha com nossos dragões internos (raiva, ciúme, inveja, luxúria) travada dentro de si mesmo. Uma luta solitária, por isto a imagem do deserto. Esta luta é representada na gravura por São Jorge guerreiro. Solitário, silencioso, concentrado, intenso, investigador, penetrante, desconfiado, um olhar além da forma, forte domínio emocional, persistente, excelente memória. Estas são as qualidades necessárias do processo alquímico de escorpião para subir as alturas na forma da Fênix, a águia mística que renasce das cinzas, também representada na figura. Escorpião nos traz a mensagem que estamos em um processo de “vir a ser”. E como diz Raul Seixas na gravação de Metamorfose Ambulante, esta intensa energia de Escorpião é um grito assim….mais dolorido.

Metamorfose Ambulante

Raul Seixas

Eu Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Eu quero dizer
Agora o oposto do que eu disse antes
Eu Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Sobre o que é o amor
Sobre que eu nem sei quem sou
Se hoje sou estrela
Amanhã já se apagou

Se hoje eu te odeio
amanhã lhe tenho amor
lhe tenho horror
lhe faço amor
eu sou um ator

É chato chegar
a um objetivo num instante
Eu quero viver
nesta metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
formada sobre tudo.

SAGITÁRIO - a mensagem da ELEVAÇÃO

“Com habilidade pra dizer mais sim do que não”. Esta frase traduz de forma simples a mensagem deste signo: viver a Vida em sua plenitude, recebendo o que ela tem de melhor a oferecer. Sagitário tem sede de viver! Dizer sim à alegria, ao amor, confiar no futuro, idealizar metas aparentemente impossíveis. É representado por um centauro. Um ser mítico: possui a força do cavalo para percorrer grandes distâncias e a visão do Homem capaz de contemplar as estrelas e se guiar por sua luz. Este signo nos fala da elevação do ser humano: sair do estágio animal (movido pelos instintos e desejos) para tornar-se um Homem (movido pela necessidade do conhecimento na busca do sentido da vida). Possui em suas mão um arco e flecha, o alvo é o céu, onde não há limites. Na figura a flecha é inflamada por Júpiter, o Deus dos Deuses e planeta regente do signo, simbolizando a ligação com o divino. Há uma Força Maior que o move trazendo-lhe uma energia exuberante, repleta de fé, de confiança inabalável capaz de mover qualquer obstáculo que surja no caminho.  Sagitário traz a mensagem que devemos nos ligar a esta Força Maior para segurar o arco com firmeza, escolher o alvo e fixar nossa atenção. Ao termos a convicção que o melhor ainda está por vir o poder de acertar está em nossas mãos. Vamos nos permitir!

Tempos Modernos

Lulu Santos

Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima de um muro
de hipocrisia que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda a satisfação
Que se tem direito do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa
Que isto valha pra qualquer pessoa
de realizar a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de Era
De gente fina, elegante, sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que não

Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
mesmo sem se sentir

E não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir.

CAPRICÓRNIO - a mensagem da REALIZAÇÃO

“É preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte.” Assim é Capricórnio, um permanente estado de atenção. Este signo vem nos falar do Tempo, inexorável! Em seu movimento contínuo cristaliza o passado, dá sustentação ao futuro e assim constrói a realidade – o presente! É tudo o que temos, nada além. A imagem é árida, pedregosa. Ao centro está a cabra montanhesa, magnífica, tudo a volta está sob o seu domínio. Serviu-se das pedras, da aridez para chegar ao topo, imponente as adversidades do caminho. Capricórnio é esta força da superação para trazer nossa capacidade para o plano da realização, estando o Eu consciente dos limites a serem vencidos. Neste estágio do zodíaco aprendemos a fazer uma aliança com o Tempo, nosso Mestre! Só ele nos propõem oportunidades, só ele nos coloca diante de nossos próprios limites, só ele nos revela nossa força pessoal para crescer, amadurecer e conhecer nossa real capacidade nos estruturando para colocá-la a serviço da sociedade. O Tempo sabe quando estamos prontos! Por isto, na imagem a presença da criança inocente aos perigos, do jovem imprudente e receptivo ao porvir e do velho sábio abrigado e resguardado pela experiência de uma vida longa. Ele está sentado, paciente, tem a foice da morte nas mãos e é consciente da Vida. Sabe que tudo é perigoso, tudo é divino maravilhoso!

Divino Maravilhoso

Caetano Veloso

Atenção!
Ao dobrar uma esquina.
Uma alegria. Atenção menina.

Você vem, quantos anos você tem.
Atenção! Precisa ter olhos firmes.
Pra este Sol, para esta escuridão.

Atenção para estrofe, pro refrão,
pro palavrão, para a palavra de ordem.
Atenção! Para o samba, a exaltação.

Atenção! Para as janelas no alto.
Atenção! Ao pisar o asfalte, o mangue.
Atenção! Para o sangue sobre o chão.

Atenção!
Tudo é perigoso.
Tudo é divino maravilhoso.

Atenção para o refrão.
É preciso estar atento e forte.
Não temos tempo de temer a morte.

AQUÁRIO - a mensagem da FRATERNIDADE

aquarioA letra de John Lennon revela a mensagem de Aquário. Um signo do elemento ar, por onde circulam os pensamentos, as idéias, o conhecimento e a Imaginação – tão grandiosa quanto o Universo acima de nossas cabeças. É pela poderosa força da imaginação que o homem descobre, conhece, inventa e muda a História, revolucionando a sociedade pelo uso do conhecimento. Urano, seu planeta regente, na mitologia grega é Zeus – o Deus dos Céus e dos Homens – apresentado na figura como a face no céu. Ele é quem liberta seus irmãos da crueldade do pai Cronos(Saturno) representado pela caveira – o Tempo devorador. Assim é a vibração de Aquário: traz o futuro para o presente libertando dos padrões do passado. Neste estágio do Zodíaco aprendemos que somos um em muitos, semelhantes entre si. Compreendemos que somos coletivos e nos deparamos com os três níveis básicos de aprendizado da Humanidade: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Ao unirmos estas palavras em nossas ações resulta a Originalidade – o uso liberto da singularidade que existe em cada um. É quando participamos fazendo diferença e atuamos como o Aguadeiro da imagem, inspiramos os outros trazendo esperança, renovando a vida em belas flores. Assim foi sua presença aqui John, e hoje você não é mais a única voz de sua bela canção Imagine… como você esperava.

Imagine

John Lennon

Imagine que não exista
nenhum paraiso celestial
Isso é fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
E acima de nós apenas um céu material
Imagine todas as pessoas
vivendo apenas para o presente,
Imagine que não exista nenhum país
Isso não é difícil de imaginar
sem nenhum motivo para matar
ou pelo qual morrer
e nenhuma religião também.
Imagine todas as pessoas
vivendo suas vidas em paz!
Talvez você diga que eu sou um sonhador
mas eu não sou o único
Eu espero que um dia você se junte a nós
E o mundo será como um só!
Imagine que ninguém seja dono de nada
Eu me pergunto se você consegue
E que não haja nenhuma necessidade de luxo
ou fome. Uma fraternidade humana!
Imagine todas as pessoas
compartilhando o mundo inteiro!
Eu espero que um dia você se junte a nós
e o mundo viverá como um só!

PEIXES - a mensagem da UNIDADE

Dois peixes representam o 12º signo. Seres do mar, habitantes de um universo amplo, silencioso e misterioso. Através desta simbologia o Zodíaco nos diz “Não estamos sós, somos parte de uma consciência maior!” E nos apresenta o mistério da vida em um signo de água, a matriz universal. Peixes traz em si a síntese da mensagem dos signos anteriores, mas vem nos ensinar a lição maior: Aprender a agradecer a vida! Aprender a reconhecer a grandeza que há nas coisas mais simples, como o poder dos sentidos que nos conectam com o Universo ao nosso redor. Peixes os transforma em uma percepção extra sensorial e revela mensagens onde há apenas formas. Através da sensibilidade nos ensina a elevar o olhar à visão, a elevar a audição da palavra para poesia, a elevar o sentimento pessoal para conhecer o Universal. Assim, aprendemos a unir os passos para encontrar o caminho. Devido a esta refinada sensibilidade podemos sentir as dores do mundo e também a presença do Amor, sentir a solidão da alma e também a presença invisível do Divino, sentir que somos Um em múltiplos Eu’s. Na imagem vemos Netuno, o Deus dos Mares, quem traz tormentas e calmarias. Em suas mãos os peixes, um sobe, outro desce. O mar sempre em movimento, como a vida. Nós inseridos nela, como peixes. Temos os sentidos e a sensibilidade para conhecer, reconhecer e agradecer a vida!

Grata a Vida

Violeta Parra

Agradeço a vida, tem me dado tanto
Deu-me dois olhos, que quando os abro
Perfeitamente distingo o preto do branco
E no alto o céu, com seu fundo estrelado
E nas multidões, o homem que eu amo.

Agradeço a vida, tem me dado tanto
Deu-me o ouvido que, em toda amplitude,
Grava, noite e dia, grilos e canários
Martelos, turbinas, ladridos, chuviscos
E a voz tão terna do meu bem amado.

Agradeço a vida, tem me dado tanto
Deu-me o som e o abecedário e, com ele
as palavras com que penso e falo
Mãe, amigo, irmão e luz clareando
O caminho da alma de quem estou amando.

Agradeço a vida, tem me dado tanto
Deu-me a marcha dos meus pés cansados
Com eles andei por cidades e charcos,
Praias e desertos, montanhas e planícies
Pela tua casa, tua rua e teu pátio.

Agradeço a vida, tem me dado tanto
Deu-me o coração que bate agitado
Quando vejo o fruto do cérebro humano
Quando vejo o bem tão longe do mal
Quando vejo o fundo dos teus olhos claros

Agradeço a vida, tem me dado tanto
Deu-me o riso e também o pranto
Assim eu distingo a felicidade da tristeza
Os dois materiais que fazem o meu canto
E o canto de todos que é este mesmo canto
E o canto de todos que é o meu próprio canto

Agradeço a vida, tem me dado tanto.

Compartilhe:
Share