A vida vem em ondas como o mar

A vida vem em ondas como o mar

A VIDA VEM EM ONDAS, COMO O MAR!

A Astrologia é uma ciência que descreve a dinâmica da Vida, seus ciclos. Na estrutura desta Ciência Holística está contido os 7 Princípios Herméticos ou 7 Leis Universais.

Um destes Princípios é o Lei do Rítmo que diz

“Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o rítmo é a compensação.”

Sim, a Vida é movimento constante gerada no tempo de uma respiração: expansão seguindo de retração, para gerar uma nova expansão, uma nova onda. Há ondas no mar, no ar, no astral! Aprender a viver é aprender a sintonizar com o “tempo da onda” para agir de acordo com a Força Maior do Todo. É semelhante a aprender a “pegar jacaré” nas ondas do mar. É preciso entrar na onda no momento certo para deslizar na água do mar tendo o prazer e a alegria de sentir a força da maré deslocando nosso corpo.

Para identificar este “tempo da onda” devemos observar com atenção: o tempo é de retração ou expansão? Pela Astrologia é possível identificá-los observando os movimentos planetários segundo sua aparente trajetória no céu: Movimento Retrógrado (tempo de retração – quando o planeta está aparentemente em direção contrária aos demais planetas) e Movimento Direto (tempo de expansão – quando ele encontra-se na mesma direção dos demais)

Entretanto, como diz a Lei do Rítmo – “o rítmo é a compensação”!  Assim, esta Lei nos orienta que se em um período de retração nós fizermos os ajustes adequados (solicitados conforme a situação pede) teremos a compensação deste movimento em uma expansão correspondente ao esforço feito no período em que o Planeta entra em Movimento Direto. Mas, se no período de retração nada for feito, ficarmos paralisados pelas adversidades que nos apontam aonde devemos agir, não obteremos o ganho em potencial que existe no período de expansão.

Não vale a pena fazer a nossa parte? Devemos sempre lembrar que podemos ser Um com o Todo, desde que saibamos como nos integrar. Para isso precisamos usar como principais ferramentas no período de “retração” a paciência, o cuidado, a atenção, a cautela, buscar o domínio das emoções e corrigir com humildade o que for preciso. Um exemplo do tipo de esforço que deve ser feito quando o fluxo é de retração: corrigir o ph da terra em que lançamos sementes porque percebemos que as plantas estão frágeis, retardamos a colheita para fazer um trabalho a mais ajustando adubo e suplementos.

Atualmente 5 Planetas encontram-se em Movimento Retrógrado sinalizando um tempo de retração (veja tabela abaixo).

O último a entrar neste movimento de refluxo é Mercúrio cujo Princípio Arquetípico é o da comunicação; rege o comércio, negociações, acordos e contratos. Como Mercúrio também rege as mãos, quando retrógrado devem-se evitar atividades que dependem desta habilidade, como cirurgias.

Vênus é um Princípio de beleza, união e harmonia; recursos financeiros, relacionamentos amorosos, arte.

Marte é um Princípio de afirmação, força para afirmar a própria identidade; rege as Forças Armadas, competições, empreendimentos, conquistas individuais.

Júpiter é um Princípio de cooperação em prol da expansão; rege instituições sejam de ordem judiciária, governamental, religiosa, educativa, empreendimentos corporativos.

Saturno é um Princípio de ordem e restrição; rege o serviço público, prisões, mineração, petróleo, limites e fronteiras nacionais.

Urano é um Princípio de renovação; tecnologia, movimentos sociais, inovação.

Netuno é um Princípio de dissolução e coesão; inconsciente coletivo.

Plutão é um Princípio de transformações radicais; processos sociais obscuros.

Na Tabela temos os Planetas e os períodos neste segundo semestre de 2017 dos Movimentos Retrógrado e Direto.

Para usar a tabela de forma proveitosa observe em seu Mapa Natal em que casa se encontra o Planeta. Examine com atenção esta área em sua vida segundo o Princípio do Planeta correspondente para compreender quais ajustes devem ser feitos nos períodos em que ele se encontra Retrógrado e a data em que entra no Movimento Direto, quando surge o momento do resultados das ações tomadas no período de retração.

Desenvolva este trabalho de maneira dedicada e esforçada. Boa colheita!

Tabela do Movimento de Retrogradação dos Planetas – 2º Semeste 2017

Movimento

 

Planetas

 

Retrógrado (refluxo)

Recolhimento, reavaliação, retração, correção, ajustes, redefinição de metas.

Direto

(fluxo)

Definição, ação, expansão.

 

Atenção Necessária

Nestas atividades na área do Mapa Natal

em que o planeta está transitando

Mercúrio 12 agosto

03 dezembro

05 setembro

22 dezembro

Negociações, acordos e contratos, cirurgias, comunicação em geral
Vênus Não está retrógrado neste período
Marte Não está retrógrado neste período
Júpiter Não está retrógrado neste período
Saturno 17 abril 26 agosto Ordem, estruturação, limites
Urano 04 agosto 03 janeiro18 Inversão de movimento – o que parou pode recomeçar, o que iniciou pode parar.
Netuno 17 junho 23 novembro Risco de dissolução de atividades em andamento. Acompanhe até o final do período
Plutão 21 abril 29 setembro O fruto ainda está verde.

Acompanhe até o final do período

 

Compartilhe:
Share

Cristine Essinger

Add comment